terça-feira, 27 de outubro de 2009


Não fumo, bebo o quanto for necessário e quando quero me embriagar, bebo o que não é necessário também, sofro de insônia ou do que eu posso chamar melhor, aquele velho rolar na cama a espera de alguém que nunca chega. Não toco instrumento nenhum, mas até aprenderia, se tivesse um tempo, não sei dar estrela nem plantar bananeira, aliás, nem julgo necessário saber dessas coisas. Digito com dois dedos, catando milhos e daí?Minha profissão não exige que eu seja exper em computadores ou digitação. Fico ridícula tentando me equilibrar num salto alto (acho que por isso eu deixei de usa-lo s e doei pra caridade), e minhas demais habilidades são, em geral, limitadas, acho que o que faço bem mesmo É jogar o meu vôlei. Engasgo com coco ralado,com pitulito de coraçao, sempre queimo a língua com bebida quente, sou incapaz de seguir uma dieta e meus traquejos sociais beiram à falência, se é que eu tenha algo que se pode chamar de traquejos sociais. Especialista em remoer mágoas antigas e conservar mágoas novas, afastar pessoas e colecionar expectativas frustradas. Acredito demais, da nisso né?Posses: um computador que me tira do sério e um coração em desuso (enquanto Sr. Y, não chega). Ambições: 5 quilos a menos, a faculdade dos meus sonhos, independência e dinheiro, ó-bi-vio. Gosto de vinho, uísque, cerveja, pitu, água, suco, torta de limão, de chocolate, raspa de brigadeiro, lua cheia, dias nublados, friozinho, calor, filmes de verdade, filmes de mentira, conhecer lugares e pessoas, de só olhar, de nem olhar, cinema quase vazio, copo quase cheio, me sentir útil, sair sem destino, lençol fofinho, dirigir sem rumo, pagode, forró, cachorros e gatos, mas ando bem mais preferindo os cachorros mesmo. Detesto pêlos, cheiro de cigarro, dias seguintes, TPM, palhaços, papais noéis, contos de fadas, olheiras, me sentir gorda, me sentir magra, não me sentir, última página de um bom livro, ultima musica de um bom Cd, surpresas, múltipla escolha, nenhuma escolha, mentiras. Não acredito em quem não bebe, não acredito em quem diz que tem tudo, que a vida é perfeita, em atitudes altruístas, em amor de cinema, tenho medo de gente boazinha, de palavras erroneamente pronunciadas e acertadamente ouvidas, perdas necessárias, condições irreversíveis, certos pensamentos. Tenho uma fé que me mantém de pé na maioria dos meus momentos. Não gosto de quase nada em mim, se pudesse mudaria o cabelo, o corpo, os olhos, a boca, nascia de novo, mas quer saber numa contradição um tanto quanto contraditória, eu gosto de alguma coisa sim a pele boa e a memória curta. Mentira. Minha memória é imbatível. E a consciência, melhor do que nunca. Minha timidez, meu jeito de gostar em segredo e ocultar demonstrações de afeto nas entrelinhas são facilmente confundidos com arrogância, frieza ou apatia por aqueles que me conhecem pouco. E, afinal, ainda busco quem são as pessoas que, mesmo cientes de tudo isso, me aceitam assim. Prazer, eu sou Janalice Mattias, tenho 18 anos, estudante de Pedagogia, dois desejos a realizar, uma paixão pelo SPFC, outra pelo SPORT, e uma espera incessante de algo que me faça bem! E vocc, quem é? :*

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sinto falta,


-
Sinto falta de você.
Mas o que sinto falta é de tudo o que é seu e que me falta.
Sinto falta de minhas faltas que em você não faltam.
Sinto falta do que eu gostaria de ser e que você já é.
Estranho jeito de carecer, de parecer amor.
Hoje, neste ímpeto de honestidade que me faz dizer,
Eu descobri minhas carências inconfessáveis que insisto em manter veladas.
Acessei o baú de minhas razões inconscientes
E descobri um motivo para não continuar mentindo.
Hoje eu quero lhe confessar o meu não amor, mesmo que pareça ser.
Eu não tenho o direito de adentrar o seu território,
Com o objetivo de lhe roubar a escritura.
Amor só vale à pena se for para ampliar o que já temos.
Você era melhor antes de mim e só agora posso ver.
Nessa vida de fachadas tão atraentes e fascinantes.
Neste tempo de retirados e retirantes, seqüestrados e seqüestradores.
A gente corre o risco de não saber exatamente quem somos.
Mas o tempo de saber já chegou.
Não quero mais conviver com meu lado obscuro
E, por isso, ouso direcionar meus braços na direção da dose de honestidade que hoje me cabe.
Hoje não quero lhe confessar meu egoísmo.
Quem sabe assim eu possa, ainda que por um instante amar você de verdade.
Perdoe-me se meu amor chegou tarde demais.
Se meu querer bem é inoportuno e em hora errada.
É que hoje eu quero lhe confessar meu desatino.
Meu segredo tão desconcertante:
Ao dizer que sinto falta de você, eu sinto falta é de mim mesma.

(“Quem me Roubou de Mim?” – Padre Fabio de Melo)




Tô no momento!:/
saudade de alguma coisa, saudade de alguém!
=*

segunda-feira, 12 de outubro de 2009


-
Eu to jogando fora, as cartas de amor, as fotos 3x4, as declarações de ultima hora, as caixas de chocolate, tudo o que eu puder. Eu to apagando o seu numero da minha agenda, as mensagens do meu celular, os lembretes de ir te encontrar daqui a 10 minutos ou 1 hora naquela mesma praça, nem que fosse só pra conversar. Eu to esquecendo, o cheiro do seu perfume, os planos de futuro, as datas comemorativas, as juras de amor eterno. Eu to aprendendo a viver pra mim, vou começar a usar minha roupa mais bonita, sair com as amigas, dançar até não querer mais, coisas que eu não fazia sem você, mas agora eu posso, ou melhor, eu devo fazer! Eu sempre penso nas coisas com começo, meio e fim, claro que a gente nunca quer que elas acabem, mas isso sempre acontece, não tem pra onde correr. Mas me irrita profundamente a idéia de alguém dizer que acabou um namoro de 2 anos porque ele não deu certo, mas é claro que deu certo sim, por 2 anos foram os melhores momentos, mas depois disso não deu mais, entende? Há sempre lá no fundo aquela velha esperança de um recomeço, se realmente foi amor, eu acredito que tenha volta, mas sem forçar a barra. Eu to indo embora, por 2 anos e 7 dias a gente deu certo, mas agora é melhor nem mexer no que já ta quieto a um tempo. Valeu, marcou, ficou, passou, e deixou só à saudade, isso é bom, eu só to me desfazendo do que pode me fazer chorar, mas de você eu vou sempre lembrar com carinho. Vishe, a essas coisas eu dou o nome de crescimento e vou lhe dizer viu, não é nada fácil crescer, quando se descobre que não tem mais a mamãe pra resolver seus problemas, bate uma aflição. Ontem, na missa, o padre disse algo do tipo assim: ”Suas escolhas sempre terão dois lados, um bom e um ruim, mas cuidado pra não se prender no que é bom, porque isso é somente momentâneo.” Eu pensei muito nisso e acho que cheguei a velha conclusão de que nada que acontece é sem propósito e se foi desse jeito é porque tinha que ser e cabousse. Pois muito bem, quem foi que disse que ser adulto é fácil?

:*

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

... amanhã, outro dia!


De repente você chega em casa, abre a porta, joga a bolsa em um sofá da sala, se esparrama em outro, liga a televisão no canal de desenhos animados, coloca no volume mais alto e começa a assistir. Seus dias começam assim, sempre, sem mudança. Aí você grita pra sua mãe lá na cozinha:
- Mãe, faz meu café!
Aí vem sua mãe, às vezes com um humor doce, outras nem tanto, mas sempre atendendo aos seus pedidos. Ela se aproxima de você, te entrega uma xícara e umas bolachas e pronto. Depois você tem uma pilha de textos pra ler, uma pia de louças pra lavar, uma trouxa de roupas pra pôr na máquina, uma casa inteira pra varrer e passar pano e o que você faz? Grita pela sua irmã mais velha, é claro. E ela te socorre, sem reclamações, mas com aquele ar de quem vai pedir algo em troca quando você menos esperar, tudo bem, seus dias são sempre assim mesmo. Feito tudo isso, você toma seu banho, se arruma pra ir pra faculdade, espera sua mãe ajeitar seu almoço como se você fosse uma criança de 10 anos que nem pudesse se aproximar do fogão pra não correr o risco de derrubar alguma panela, faz tudo o que tem que ser feito e sai. Depois de um dia altamente corrido, você volta pra casa esperando que tudo seja absolutamente normal, que tenha ficado do jeito que você deixou, mas aí uma surpresa, mudou alguma coisa. Não to falando de um móvel a menos na sala, de uma televisão quebrada ou de uma nova cor de cortina, to falando de coisas do tipo: Ta faltando alguém que eu deixei bem aqui antes de sair. E onde está essa pessoa? Aí as noticias começam a aparecer e você começa a se chocar e a sentir medo de que algo pior possa vir, todo mundo te diz:
- Teu pai ta no hospital, ele teve uma crise assustadora e foi levado as pressas.
Com tanta informação num dia só, o que é que você faz? O dia já não é tão comum aos de sempre. O medo bate a porta e aí? Claro, você vai ouvir coisas do tipo:
- Você tem que ser forte, você precisa ajudar sua mãe nessa hora.
Mas me diga você, como é que se consegue ser forte quando se está perdendo alguém? A minha fraqueza aparece exatamente aí, na perda. Pra muitas outras coisas eu posso até saber levar, mas com a ausência, eu não consigo mesmo. Eu não fui criada pra lidar com isso e eu não gosto da idéia de ter que aprender. Aí você sai de casa, passa um dia inteiro num hospital, escuta os médicos dizendo coisas que você jamais entenderia, porque são nomes absurdamente estranhos, pra no final do dia escutar um cochico que só vai te deixar ainda mais angustiada. E o que significa? Você pensa logo, pronto... Ele vai morrer a qualquer minuto e eu tenho que ta preparada pra isso. Mas NINGUÉM sabe lidar com a morte não, comigo não seria diferente. E como você não pode fazer nada, só ficar esperando noticias, sentada naquelas cadeiras de um corredor imenso e frio, você sai deixando um pedaço lá e quando você entra em casa vê que ta tudo fora do lugar, o dia não é o mesmo e nada está do jeito que você deixou. Se acostumar com a mesmice de sempre não é nada agradável, a vida tem tantas surpresas né?E o dia acaba, você deita na cama, mas falta sempre um pedaço que não tem como preencher, mas aí eu aconselho, fecha os olhos e dorme, que amanhã é novo dia e isso não vai passar de um pesadelo de uma noite.



PAI, (yn)
vou na fé, que essa não costuma falhar.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

, uma paixão brasileira


Ah, hoje eu quero falar de uma coisa meio incomum entre as mulheres sabe, o velho futebol!Há muitas que odeiam, mas há também aquelas que sabem valorizar. É uma paixão nacional, não tem como não se envolver com isso. Tudo bem que é irritante demais vê seu namorado, marido, primo, amigo, por exemplo, trocando você por um sofá e uma tevê numa tarde de domingo, se mataando por que o juiz não cobrou o pênalti, porque a falta era clara, porque tava impedido o gol e blábláblá, eles morreeem por seus times, se esgoelam até a morte e por nós mulheres, missa viu! ¬¬ Eu, particularmente, gosto sim de futebol, não morro de amores, mas me encanta. Sou antes de tudo torcedora fiel, não daquelas que só torce por um time enquanto ele ta ganhando, maior exemplo disso é meu SPORT, tadinho, rebaixado e brah :~~ , mas isso é coisa que acontece em campeonato, um dia se ganha, no outro se perde. E eu já tive várias alegrias com meu Leãozinho, dá um arrepio sabe vê aquela Torcida Jovem toda gritando o velho e conhecido: Cazá Cazá, meeeeeeeeeu amiiigoo... Gosto nem de lembrar, é lindo demais. Painho me diz que o homem pra ser feliz precisa ter: dinheiro, mulher bonita, cerveja gelada e FUTEBOL. Morro de rir com isso, mas no fundo eu acho que é verdade, mas se não for, é um jeito feliz de viver a vida. Meu outro time do coraçãao é o SÃO PAULO, ah esse ta me dando muitas alegrias e se Deus quiser ainda leva esse Brasileiro, vice líder, e domingo eu espero que derrote com chave de ouro o Curintxias Brilhax Mutxu (VIU ETO’O, aushasuhaus) e que o Palmerda’s perca tbm, que ai coleguinha, é empate nos pontos e vamo que vamo! (yn). Nenhum outro esporte mobiliza os brasileiros tanto quanto o futebol, já oficializado como paixão nacional, é uma das maiores características dos brasileiros, e eu acho isso muito rico, riquíssimo como diria o meu amigo Thiago Lima. Acho tão saudável isso de você se dedicar a um time, saber brincar com os torcedores do contra e levar tudo na esportiva, isso sim é a função de qualquer esporte em minha opinião. Pregar a paz, tudo o que for saudável e não destrinchar intrigas, brigas, é uma coisa tão bonita pra se estragar por tão pouco não acha? Pois muito bem, quando meu SÃOPAULO levar o brasileiro eu volto a falar de futebol de novo.
Uashaushuashuahs, bote fé! =*


[Passar uns dias afastada, muita prova! :~~]

terça-feira, 22 de setembro de 2009

PORTAS ABERTAS PRA FELICIDADE *=


Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar. Me peguei pensando sobre isso e vi que quanto mais eu procuro, menos eu acho. Contraditório demais essas coisas não é? Porque eu acho que quando a gente procura, de certa forma acaba encontrando, mesmo que não seja o que queremos. A felicidade é algo tão simples e pode está em tantos lugares, em tantas pessoas, mas muita gente não enxerga isso. Eu mesmo me sinto a pessoa mais realizada do mundo, quando eu sou recebida com um sorriso, um abraço, um gesto sincero. São coisas pequenas, mas se você perguntar que valor as pessoas dão a isso, com certeza receberá respostas do tipo: UM VALOR IMENSURAVEL. Certo que nem tudo são flores, que nem todo o dia se está disposto a dividir risos e besteirol, mas seria tudo tão mais simples se as coisas fossem vistas com um olhar de quem quer que tudo dê certo no final. Um olhar de uma criança, por exemplo, ah... Não existe coisa mais pura, porque se você souber me dizer o que é mais puro do que uma criançinha, ah, por favor, me diga, que eu sou bem curiosa e adoro novidades viu. Às vezes eu tenho crises de dizer que eu não sou feliz ou que a felicidade não é pra mim, mas aí eu abro os olhos e vejo pessoas em situações tão piores do que a minha e que conseguem se reerguer, eu vejo tudo o que eu tenho, as pessoas que me “amam”, as oportunidades que me cercam, desse jeito, tem como dizer que NÃO SE É FELIZ? Conquistas pessoais são resultados de dedicação a tudo que lhe cerca, eu pelo menos acredito nisso piamente. Então, sob esse olhar EU SOU FELIZ SIM. Ah, e isso me alegra muito. Então, eu to indo simplificar a minha vida e portas abertas pra felicidade, faça isso você também!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


-
Sabe todo dia você ta cercada de muitas pessoas e às vezes nem pára pra prestar atenção nelas, no que são de verdade, na importância que podem ter sobre você em um determinado momento de sua vida. É aí então que você se dá conta de que não pode seguir sozinha, nunca, de jeito nenhum e em nenhum momento. O ser humano foi feito pra encontrar outro ser humano e assim criar uma linha sabe, dessas do tipo que não pára no primeiro encontro. Numa tarde que podia ser só mais uma tarde qualquer, você apareceu, e foi tão surpreendente. É incrível como pessoas tão parecidas e tão diferentes possam ter uma relação tão saudável né?Para alguns, parecidas ao ponto de se confundirem em uma só pessoa. E isso é bom, sabia?Ah, eu sempre fantasie a idéia de ter uma irmã gêmea, acho que acabo de encontrar!:B Você me entende, e mesmo quando não entende, sei que tenta entender. Gosto disso. Gosto dessa tentativa de compreensão e entendimento. Sinto-me muito ligada a você. Eu queria saber agradecer com poucas palavras ou com as palavras mais bonitas tudo o que você tem feito por mim, muito obrigada mesmo! Adoro essas surpresas da vida, pensar que tudo está perdido e de repente, erguer-se mais forte do que antes. Você me ensinou isso, você me ensinou muita coisa, aliás, e continua me ensinando. Depois de todas as tempestades e naufrágios, o que fica em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro, o que fica da nossa amizade é o que eu gosto de passar pros outros. Eu me sinto até melhor viu. Parece que o brilho voltou, que pra tudo existe uma solução e que no final sempre há uma passagem pra felicidade!Há tempos eu não me sentia assim, digo, desde a ultima briga, mas como é passado... Deixemos no passado mesmo! Acho que eu soube muito bem escolher os meus amigos, eles são tão fortes e tão profundos que eu chego a esquecer que são também frágeis e humanos, o que eu quero levar disso, depois que esses longos 4 anos passarem serão só esses momentos ricos, é olhar pra uma foto como essa e lembrar: “..., uma tarde de sol, as 15:30 numa Churrascaria a gente fazia o primeiro brinde de muitos que viriam, e riamos como se nada mais importasse, e nada mais importava mesmo, porque ali a intenção era ser feliz, e é isso que a gente tem feito durante todos esses tempos ...” E como diz o saudoso Vinicius de Moraes: “A gente não faz amigos, reconhece-os”. E é assim que eu vou lembrar-me de você pro resto da vida, como alguém, no meio de muitos, que eu reconheci.


Dedicado a: RAQUEL EMANUELLE, a minha amiga! =*